sábado, 4 de junho de 2016

VPN / PROXY? SAIBA OS PRÓS E CONTRAS PARA UMA NAGEGAÇÃO SEGURA

VPN ou proxy? Saiba os prós e contras para uma navegação segura

Usar VPN ou proxy pode ser uma boa opção para quem deseja usar a Internet sem se preocupar com invasão de privacidade, ou para quem quer conseguir acesso a sites bloqueados. Embora as duas alternativas ofereçam soluções bastante similares para o mesmo problema, há algumas diferenças fundamentais entre elas, que expõem suas vantagens e desvantagens. A seguir, você vai ficar por dentro sobre VPNs, proxys e suas características para saber qual é a melhor solução para você no seu computador.


Navegação oculta
Antes de abordar as diferenças entre cada método, é interessante refrescar a memória sobre a estrutura básica da Internet: por exemplo, quando você acessa umá na internet sem usar um proxy, ou uma VPN, sua conexão com o site é basicamente direta com o site.
Proxy e VPN são métodos para navegar na Internet com mais privacidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Proxy e VPN são métodos para navegar na Internet com mais privacidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Em tese, essa relação pode deixar dados como a localização do seu acesso e outros detalhes sobre o que você faz na Internet expostos para serem colhidos por empresas, indivíduos e até governos. 
A ideia de usar proxy ou VPN na hora de navegar na Internet é colocar um intermediário nesse processo, capaz de introduzir uma camada de ruído e tornar os dados da sua navegação mais difíceis de serem interceptados.

Para que servem?
O uso dos dois métodos é bem popular para dois tipos de situação: desejo de ocultar a origem do seu acesso e busca por mais privacidade enquanto usa a Internet, e acesso a conteúdos bloqueados em determinados países, como o acervo estrangeiro de serviços como o Netflix, vídeos com restrições geográficas no YouTube, e até serviços que não são oferecidos em todos os países, como Amazon Fire e Pandora.
Proxy e VPN são métodos de navegação na Internet para quem quer mais privacidade, ou acessar conteúdos que não são liberados em alguns países (Foto: Pond5)Proxy e VPN são métodos de navegação na Internet para quem quer mais privacidade, ou acessar conteúdos que não são liberados em alguns países (Foto: Pond5)
Como funciona um proxy?
A palavra “proxy” vem do inglês e pode ser traduzida como “procuração”. Navegar por “procuração” é usar algum serviço capaz de se colocar como intermediário entre você e o conteúdo que você consome na rede.
Nesse sentido, quando você decide aplicar esse método para navegar seu computador se conecta a um servidor intermediário, que pode estar localizado em qualquer lugar do mundo. Voltando ao exemplo anterior, é como se fosse esse servidor acessando o site que vc está visitando para você, o que faz com que sua visita aparente tenha origem de outros lugares do mundo que não a sua casa.
Esquema apresenta o funcionamento de um serviço de proxy, se colocando como intermediário entre o usuário e a Internet (Foto: Reprodução/Wikimedia)Esquema apresenta o funcionamento de um serviço de proxy, se colocando como intermediário entre o usuário e a Internet (Foto: Reprodução/Wikimedia)
O efeito desse elemento intermediário na navegação é a possibilidade ocultar algumas informações a respeito das suas atividades. Se alguém intercepta seu acesso ao site do TechTudo enquanto você usa um proxy, teria impressão de que você acessou o site de outro país.
Desvantagens e limitações do proxy
Há diversos tipos de proxy, muitos deles são públicos e gratuitos, e há empresas que oferecem navegação via proxy mediante o pagamento de taxas.
Em qualquer um dos casos, o uso de proxy deve ser encarado com ceticismo. É possível que serviços desse gênero armazenem logs, que são registros das atividades do usuário enquanto navegou com o proxy. 
No fim das contas, esses dados podem ser vendidos e, além de acabar com a ideia de navegação privada, o recurso que seria era utilizado para segurança, se torna ainda mais inseguro. 
Outro problema, especialmente para quem busca privacidade, é que muitos serviços acabam usando o IP, seu endereço na Internet, para acessar os sites em que você navega, reduzindo muito a eficácia da ocultação da navegação.
Share:

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O QUE OFERECEMOS

O QUE OFERECEMOS
Giacco Info 2006. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

LISTA DE DEFINIÇÕES

SUPORTE

CONTATO: giacco.info@gmail.com CELULAR: 11 97567-2391