sábado, 17 de outubro de 2015

SIGNIFICADO DAS SIGLAS - O QUE QUER DIZER?



A
Analógico X Digital - refere-se ao sistema de representação que pode ser por analogias ou semelhanças (analógico) ou por dígitos numéricos (digital). Por exemplo, nas antigas gravações de música, a onda sonora dos instrumentos musicais gravada nos discos tinha uma representação análoga ao da onda sonora original, ao passo que nos atuais CDs, a forma de onda dos intrumentos musicais é representada por dígitos numéricos.
Aplicativo - programas desenvolvidos para um fim específico: escrever um texto, desenhar um círculo, navegar pela a internet, etc. Exemplos: Word, Paint, Netscape.
Applet – pequeno programa escrito na linguagem Java que vem embutido em páginas da web.
Arpanet (Avanced Research Projects Agency Network - rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançados)- é o ancestral original da Internet, fundado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969.
Arquivo - nome dado a forma como as informações são armazenadas no disco rígido. O formato padrão de um nome de arquivo é nome do arquivo.extensão.
Exemplo: texto1.doc (onde texto1 corresponde ao nome do arquivo e doc é a extensão do arquivo)

A extensão do arquivo (ou terminação) define o tipo de arquivo (se ele é um texto, um arquivo de sistema, um arquivo executável, um arquivo de um aplicativo específico, etc...) 
Um aplicativo (Word, Netscape, Eudora) normalmente é composto por vários arquivos com extensões diferentes. 
Arquivos de sistema normalmente possuem a extensão bat, sys, ini e preparam o computador para funcionar adequadamente. Exemplo: autoexec.bat, config.sys, win.ini 
Arquivos executáveis possuem a extensão com e exe. O próprio arquivo se encarrega de realizar (executar) uma tarefa. O arquivo principal de um aplicativo normalmente tem essa extensão. Exemplo: word.exe, command.com. 
Arquivos de aplicativos podem ser agrupados por categorias de acordo com o aplicativo utilizado: aqueles gerados por editores de texto, normalmente tem a extensão doc ou txt (ex: carta.doc, oficio.txt); os arquivos gráficos podem ter terminação gif, jpg, bmp, tif, etc.; os arquivos escritos em HTML tem a extensão htm ou html, e assim por diante.
ASCII (American Standard Code for Information Interchange - Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações) - código para representação de caracteres tais como letras, dígitos, sinais de pontuação, códigos de controle e outros símbolos. Também denomina o arquivo texto que foi editado sem qualquer recurso de formatação (acentuação, negrito, sublinhado, fontes de letras, etc.). Os caracteres são definidos com códigos de 0 a 127
Attachment (Anexo) - qualquer tipo de arquivo (programa, texto, imagem, som, vídeo, etc) que vai anexado a uma mensagem enviada por correio eletrônico.
AVI (Audio Video Interleave - Entrelaçamento de Áudio e Vídeo) - formato padrão para gravação e reprodução de vídeo no ambiente Windows.

B
Backbone (espinha dorsal) - é a parte principal de uma rede em cada país e onde normalmente a velocidade de conexão é muito mais rápida.
Backup - cópias de segurança, geralmente mantidas em disquetes, fitas magnéticas ou em CD.
Banco de Dados - são programas que organizam e classificam grandes quantidades de informação. Exemplo: Access.
Beta – programa que se encontra em fase de testes. Muitos programas beta encontram-se disponíveis na internet para qualquer pessoa testá-lo.
Binário - é o sistema de numeração usado na computação, que trabalha com os dígitos zero e um (0 1).
BIOS (Basic Input/Output system)- um sistema que trata das operações de entrada e saída do PC, assim como do teclado, vídeo etc. O BIOS guarda várias informações da máquina, como quantos winchesters temos e qual a capacidade deles. Quando ligamos o computador ele é a primeira coisa que é executada.
Bit - é a menor unidade de informação possível dentro de um computador (0 ou 1).
BMP (BitMaP)- formato padrão do windows para imagens.
Bookmark – um endereço da internet armazenado no navegador para uma futura visita.
Boot ou Bootstrap – referente ao momento de inicialização do computador, quando ele é ligado ou reinicializado.
BPS (Bits Per Second) - é uma medida de velocidade de transmissão de dados.
Browser - também chamado de navegador ou paginador. É o programa utilizado para visuallizar as páginas escritas no formato HTML. Exemplo: Netscape, Internet Explorer.
Bug – defeito em um programa.
Byte - é o conjunto de 8 bits usado para reprensentar um caracter (letra, número ou símbolo). Portanto, na linguagem digital, a letra A, por exemplo, é representada em 1 byte. Veja também: Kilobyte, Megabyte e Gigabyte

C
C – linguagem de computador bastante utilizada.
Compilador – programa principal de uma linguagem de programação. Transforma um programa fonte (o programa que as pessoas entendem) em linguagem de computador (programa executável).
CorelDraw – programa de criação de imagens.
Correio Eletrônico (Eletronic Mail)- Sistema de correspondência via-internet.
Chat - ver IRC.
CD-ROM - são discos óticos semelhantes aos CDs de música, mas que podem armazenar sons, imagens e textos.
CGI (Common Gateway Interface) - são programas associados aos formulários, que são executados num servidor web, criando páginas dinâmicas ou processando dados de um formulário. Ex.: livro de visitas, contadores de visitantes.
Ciberespaço - é conjunto formado pela rede de computadores e serviços que compõe a internet.
Clip Art – biblioteca de figuras que são usadas para ilustrar textos, cartões, etc.
Compactar - comprimir os dados de forma a ocupar menos espaço em disco. Tal processo é realizado mediante a utilização de software apropriado para tal. Exemplo: Winzip.

D
Descompactar - Fazer retornar ao tamanho original um arquivo ou software que sofreu o processo de compactação utilizando, em geral, o mesmo aplicativo que foi utilizado na compactação.
Disco de Boot – disquete que possui os arquivos necessários para rodar o sistema operacional. Para usá-lo ele deve estar no drive logo que o computador é ligado.
Disco flexível - ver disquete.
Disco rígido - ver winchester.
Disquete - disco feito de material flexível e revestido com uma camada de material magnético, capaz de armazenar dados.
Digitalizar - processo de transformação de som ou imagem em sinais binários (dígitos). Exemplo: por meio de um scanner uma foto pode ficar armazenada no computador sob a forma de um arquivo.
Diretórios – também denominados de pasta, eles são a estrutura onde estão armazenados os arquivos. Podem conter dentro de si arquivos ou outros diretórios. Os diretórios possuem uma organização hierárquica, sendo o diretório raiz o que contém todos outros.
Domínio - nome oficial na linguagem da Internet para um computador, departamento ou organização que faça parte da rede. Consiste de uma seqüência de nomes separados por pontos. Exemplo: murphy.psico.ufrgs.br.
DOS – sistema operacional de PCs. Criado no início da década de 80, ele se baseia em linhas de comando.
Download - Transferência de arquivo (software, texto, imagens, etc) de um computador situado num ponto qualquer da rede para o nosso computador.
DPI (Dots per Inch – Pontos por polegada) - medida de definição de uma imagem impressa ou da capacidade de definição de uma impressora.
Drive - dispositivo de armazenamento de dados na forma de arquivos. Entre os tipos de drives podemos citar os discos rígidos, discos flexíveis, CD-ROM, Zip drive, DVD.
Driver – software que permite que o sistema operacional reconheça um dispositivo de hardware, como uma placa de som ou CD-ROM. Normalmente quando adquirimos um novo periférico para nosso computador vem junto a ele um disquete ou CD-ROM contendo os drivers para aquele dispositivo.
DVD - (Video Disc Digital) - É parecido com o CD, porém possui uma capacidade de armazenamento de dados de sete a quatorze vezes maior.

E
Editor de Textos/Processador de Textos - ver Word.
E-mail (Eletronic Mail) - ver correio eletrônico.
Emoticons (Emotional Icons - Ícones Emocionais)- combinação de caracteres que simbolizam sentimentos. São utilizados em mensagens trocadas na rede.
Emulador –programa que permite um computador simular outro computador ou sistema eletrônico. Ex.: Emuladores de video-games, emuladores do windows para o MacIntoch.

Endereço Eletrônico - Dado de identificação do usuário na internet. 
Ex: dtat@psico.ufrgs.br
Estabilizadores e no-breaks - equipamentos usados para proteger os micros e as impressoras contra variações bruscas ou queda de energia. Enquanto os estabilizadores funcionam como uma espécie de filtro em relação as variações de energia, os no-breaks mantêm o equipamento funcionando quando falta luz.
Excel - ver planilha eletrônica.

F
FAQ (Frequentlty Asked Questions - Questões Frequentemente Perguntadas)- Documento que procura responder as questões mais freqüentes dos usuários sobre um determinado assunto.
Fax modem - Placa instalada dentro do computador com capacidade de realizar conexões pela internet e também de enviar e receber fax.
Ferramentas de Busca - instrumentos para realizar pesquisas na internet através de assuntos ou palavras-chaves. Exemplo: Alta Vista, Yahoo, Cadê, etc...
Fibra ótica - meio físico para a transmissão de sinais de luz. É imune a interferência elétrica, o que lhe dá uma grande capacidade de transmissão de dados, voz, imagens.
Firewall – combinação de hardware e software desenvolvido para controlar o acesso a uma rede de computadores.
Foto Digitalizada - Foto transformada em uma série de dígitos binários armazenados sob forma de arquivo que pode ser lida por uma aplicativo gráfico, tal como Paint, por exemplo.

Formatar - em relação ao disquete e disco rígido, seria prepará-lo para receber informações utilizando um programa específico para tal. Atualmente tanto um quanto outro já estão vindo formatados da fábrica ou da empresa que vendeu o equipamento. 
Formatar um texto seria modificar a aparência do mesmo. Exemplo: cor, tamanho, tipo da letra.
FTP (File Transfer Protocol - Protocolo para Transferência de Arquivos) - usado para controlar a cópia de arquivos de um computador a outro na internet. Com o FTP é possível trazer para o nosso computador arquivos que estejam gravados em outros computadores.
Freeware - software disponibilizado gratuitamente.
Frame - recurso em HTML que permite que a janela do browser seja dividida em várias regiões que podem conter documentos totalmente distintos e independentes.

G
Gateway – Computador que interliga duas redes diferentes, ou uma rede local (LAN) à internet.
GIF (Graphics Interchange Format) - tipo de formato de imagens utilizados em páginas na Internet. Veja também JPEG
Gigabyte (Gb) - Corresponde a 1024 Megabytes (Mb)

H
Hacker - é considerado uma espécie de pirata eletrônico. Profundo conhecedor de informática, costuma atuar burlando sistemas de segurança em empresas e instituições acessando informações confidenciais.
Hardware - é a palavra usada para definir a parte física de um equipamento. Além do computador, formado por placas, discos e microprocessadores, incluem-se nesta definição as impressoras, monitores de vídeo, scanners, mouses, etc.
HD (Hard Disk - Disco Rígido) - ver winchester.
Hipermídia - documento no formato de hipertexto que incorpora além de textos, gráficos, sons, imagens e animações.
Hipertexto - documento que contém links (ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial.
Home-Page - página de apresentação de um site na internet. É como um índice que remete a outras páginas do site.
Host - computador da Internet onde as páginas de um site ficam hospedadas.
HTML (HyperText Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto) - é a linguagem que usamos para fazer páginas na Internet.
HTTP (HyperText Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto) - conjunto de regras que torna viável o envio de uma página em HTML de um computador a outro na rede.
Hub – dispositivo utilizado para interligar computadores de uma rede local.

I
ICQ - é um programa que avisa quem está conectado na internet e torna possível contatar uma ou mais pessoas simultaneamente por chat ou mensagens assim como enviar arquivos ou endereços da internet . Pela utilidade e facilidade de uso, tornou-se um dos programas mais populares da internet.
Inteligência Artificial - técnicas utilizadas em programas normalmente para simular comportamento humano.
Interface - conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Elo de comunicação e interação entre o computador e o usuário.
Internauta - nome atribuído ao usuário da internet.
Internet - associação mundial de redes de computadores interligadas, que utilizam um conjunto padrão de regras (protocolo TCP/IP) para comunicação entre si.
Intranet – uma internet em pequenas proporções. Rede local que possui vários serviços existentes na internet, como WWW, Correio Eletrônico, etc.
IP - endereço numérico que identifica de forma única um computador na internet. Possui o seguinte formato: n1.n2.n3.n4 (Exemplo: 144.64.1.6).
IRC (Internet Relay Chat) - sistema de "bate-papo" online que permite a vários pessoas "conversarem" ao mesmo tempo via internet.

J
Java - linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystem para uso na internet e que interliga diferentes tipos de computadores tais como PCs e Macs.
Javascript – linguagem de programação derivada da linguagem Java que se encontra nas própria páginas da web.
Jaz Drive - tipo de disco magnético que armazena grande capacidade de informação (em torno de 1 gigabyte).
JPEG/JPG (Joint Photographic Experts Group) - outro tipo de formato para a armazenagem de gráficos e figuras. Arquivos deste tipo costumam ser menores que os arquivos tipo GIF. No entanto, geram menor qualidade de imagem que os GIFs.

K
Kilobyte (Kb) - corresponde a 1024 bytes.
Kit Multimídia - conjunto formado por placa de som, caixas de som e um dispositivo de leitura de CD-ROM que deve constar do computador para este ser considerado equipado para multimídia.

L
LAN (Local Area Network - Rede Local) - rede de computadores de abrangência limitada a uma empresa, um prédio ou uma sala.
LEGO-Logo - é um sistema onde os dispositivos construídos com as peças tradicionais do LEGO (blocos, tijolos, engrenagens, motores, polias, etc) podem ser controlados através de programas escritos na linguagem Logo.
Linguagem de computador – conjunto de palavras e símbolos que definem uma forma de criar programas mais amigável às pessoas.
Linha dedicada - linha telefônica com fim específico de prover uma conexão permanente entre duas redes. São bastante usadas para a conexão de uma rede local (LAN) a Internet.
Link/Hiperlink - elemento de ligação que leva a um outro ponto de ligação que pode estar na mesma página, em páginas diferentes no mesmo computador ou mesmo em páginas situadas em computadores que podem estar em pontos distintos do planeta.
Linux – sistema operacional freeware no estilo do UNIX, que possui versão para computadores pessoais.
Lista de Discussão - grupo de discussão sobre algum tema específico onde as mensagens são distribuídas por correio eletrônico àqueles que estão inscritos em tais listas.
Logo - palavra utilizada pela equipe coordenada pelos pesquisadores Seymour Papert e Marvin Minsky no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) para designar simultaneamente uma teoria de aprendizagem, uma linguagem de programação, um material que permite ao indivíduo demonstrar os processos mentais empregados na resolução de problemas num contexto de ação sobre o mundo exterior.

M
MacIntoch – computador pessoal desenvolvido pela Apple computer. Se popularizou por ser o primeiro computador pessoal a possuir uma interface gráfica com o usuário. Hoje em dia ele é bastante utilizado na parte de multimídia e design, e compete com os PCs pelo mercado dos computadores pessoais.
Máquina Fotográfica Digital - máquina fotográfica que armazena as imagens sob a forma de números (dígitos binários) em arquivos que possam ser lidos por softwares gráficos. Algumas dessas máquinas gravam as fotos diretamente num disquete flexível de computador. As máquina fotográficas tradicionais guardam uma imagem análoga (similar, idêntica) a imagem real numa película especial (filme), por isso é chamada de imagem analógica em contraposição à imagem representada por dígitos numéricos (digitalizada).
Megabyte - corresponde a 1024 Kilobytes (Kb)
Megalogo - versão da linguagem Logo desenvolvida para o ambiente Windows e que dispõe de recursos multimídia tais como sons, imagens animadas e vídeo.
Memória de computador – ver RAM.
Mirror (espelho) - servidor que contém uma duplicata de um site na Internet. Serve para diminuir o tráfego no site principal ou para tornar a transferência de dados mais rápida.
Modem (MODulador/DEModulador) - é um dispositivo que converte os sinais digitais gerados pelo computador em sinais analógicos modulados e vice-versa para permitir a sua transmissão por linhas telefônicas.
MP3 (Mpeg Layer-3) – tipo de arquivo utilizado para armazenar sons. Bastante popular na Internet.
MPEG (Moving Pictures Expert Group) - tipo de arquivo utilizado para armazenar animações.
Multimídia - combinação de imagens gráficas, aúdio, vídeo e texto.
Multitarefa – a possibilidade de um sistema operacional executar mais de um programa ao mesmo tempo. O Unix e o Windows são sistemas operacionais multitarefa. O DOS não.

N
Navegadores - ver Browser.
Netiqueta - conjunto de regras de etiqueta sobre o modo como o indivíduo deve proceder quando utiliza a rede, principalmente em relação ao correio eletrônico.
NetMeeting - programa que possibilita a comunicação instantânea (onlline, em tempo real) de voz e dados na internet. Através desse programa duas ou mais pessoas situadas em locais diferentes (prédios, cidades, estados ou países) podem trabalhar simultaneamente (compartilhar) no mesmo aplicativo, transferir arquivos, ver e modificar a mesma tela que aparece no monitor de cada um dos participantes.
Netware – sistema operacional para gerenciamento de redes locais baseadas em PCs.
Newsgroup - grupo de dicussões sobre assuntos determinados abertos a qualquer pessoa que queira consultá-los e/ou respondê-los. No newsgroup as mensagens são dirigidas para um determinado grupo de interesse ficam disponíveis em determinados computadores chamados news servers (servidores de notícias). Os diversos news servers formam uma rede denominda usenet.
- qualquer dispositivo, inclusive servidores e estações de trabalho, ligados a uma rede.
No-Break - ver Estabilizadores e No-Breaks.
Notebook – computador pessoal portátil.

O
Office - pacote de softwares da Microsoft composto basicamente por editor de textos (Word), planilha eletrônica (Excell), banco de dados (Access) e programa de apresentação (Power Point). Há outros fabricantes de pacote office, como LibreOffice entre outros
Offline - comunicação ou operação que é feita quando o computador não estiver conectado a outro.
Online - qualquer atividade executada enquanto o computador estiver conectado a um outro computador ou rede.
OS/2 - sistema operacional criado pela IBM para PCs.

P
Paint - sotware que acompanha o Windows usado para edição e elaboração de gráficos (desenhos, imagens em geral)
Packet Radio (Rádio Pacote) - sistema de comunicação à distância usando um computador conectado a um aparelho de radioamador. O sistema funciona de forma similar à internet, onde o telefone é substituído por um aparelho de radioamador e o modem dá lugar a uma caixa denominada TNC (Terminal Node Control - Controlador de Nó de Terminal). As informações são transmitidas pelas ondas de rádio em pequenos pacotes (packets) de cada vez (daí o nome rádio-pacote)
Pasta – ver diretório.
PC (Personal Computer – computador pessoal) – primeiro computador pessoal, de onde surgiu o nome. Termo que designa computadores que utilisam processador da família Intel e compatíveis. Incluem desde o PC-XT, AT até o atual Pentium III.
PC-Speaker – auto-falante interno do computador pessoal. Permite a reprodução de sons não muito complexos.
Periférico – dispositivo (hardware) ligado ao computador a fim de aumentar/diversificar as capacidades do computador. Impressora, MODEM, Caixas de som são exemplos de periféricos.
Pixel – o menor elemento que é representado na tela do computador. A palavra pixel deriva de picture element (elemento de imagem).
Placa Mãe – componente interno do microcomputador, localizado dentro do gabinete. É a placa que interliga todos os outros componentes do computador.
Placa de Som – componente interno do microcomputador, conectado à placa mãe. Possibilita a reprodução de sons com bastante fidelidade.
Planilha Eletrônica - são programas que foram inspirados nos antigos livros de contabilidade e realizam cálculos complexos. Exemplo: Excel.
PostScript – padrão usado para impressão de gráficos.
PPP (Point to Point Protocol) - protocolo de comunicação entre computadores por linha telefônica usado para conexão internet.
Processador – componente interno do computador. É o "cérebro" do computador, quem faz o processamento de dados e instruções. Fica conectado à placa mãe .
Programa - seqüência de instruções a ser executada pelo computador.
Protocolo - conjunto de regras que devem ser obedecidas para que se possa transmitir uma informação de um computador para outro em uma rede de computadores. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP
Provedor - empresa que presta serviços de acesso à Internet.
Proxy – Um servidor que se encontra entre um computador cliente e um servidor de FTP ou HTTP, por exemplo. Ele é utilizado para acelerar a requisição ou por questões de segurança.

R
Raiz (Root) – designa o diretório de onde derivam todos os outros. O mais alto na hierarquia. O termo root também se refere a superusuário.
RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) - é a memória principal do computador, constituindo o local onde são executado os programas. Quanto maior a quantidade de memória instalada no computador, mais rápido se torna o processamento das informações. Essa memória e temporária; ela é limpa cada vez que reiniciamos o computador.
Realidade Virtual - ambiente artificial criado com recursos computacionais que é apresentado ao usuário de modo que pareça com um ambiente real.
RealPlayer - é um programa que permite ao navegador exibir áudio e vídeo numa pequena janela que se abre na tela da pagina onde o recurso foi inserido. Dessa forma podemos ouvir musica, assistir a um vídeo/videoclip qualquer, assistir ou participar de uma videoconferência transmitida pela internet e ver imagens captadas por câmeras colocadas em locais previamente escolhidos.
Rede - vários computadores interligados, de forma que os usuários possam compartilhar arquivos, trocar mensagens e utilizar impressoras , fax, scanners.
Rede local - ver LAN.
Robótica - área interdisciplinar envolvendo a engenharia mecânica, elétrica, eletrônica e ciência da computação. A robótica educacional ou pedagógica caracteriza ambientes de aprendizagem onde são reunidos materiais de sucata ou kits de montagens composto por peças diversas e controlados por computador e softwares que permitam programar o funcionamento de modelos construídos.
RTF (Rich Text Format) - formato de documentos de texto suportado por vários editores de texto.

S
Servidor - computador que gerencia o funcionamento de uma rede: fornece programas, coordena os serviços de equipamentos periféricos como impressoras, discos rígidos.
Scanner - equipamento periférico que digitaliza fotografias, imagens e textos.
Senha/Password - Código formado pela combinação de letras e números que somente uma pessoa conhece e que possibilita o acesso a um computador ou serviço eletrônico.
Shareware - programa disponível publicamente para avaliação e uso experimental, mas cuja continuidade no uso pressupõe o pagamento de uma licença ao autor.
Sistema Operacional - programa que controla e coordena todas as operações de um computador. Dentre os sistemas operacionais, podemos citar: DOS (Sistema Operacional de Discos), Windows 3.1, Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows NT, OS/2, UNIX.
Site - é um lugar na rede, que geralmente identifica uma home-page ou um endereço.
Software - qualquer programa ou grupo de programas (inclusive sistemas operacionais, processadores de texto e programas aplicativos em geral) que instrui o computador sobre como ele deve executar uma tarefa.
Software de Autoria - programa multimídia que possibilita a integração de texto, imagens, sons e vídeo de uma forma interativa. Exemplo: Toolbook, Hyper Studio, Macromedia Director, Visual Class.
SQL (Structured Query Language – Linguagem estruturada de requisições) - Linguagem de programação utilizada para extrair, acrescrentar e modificar informações de um banco de dados.
Superusuário – usuário de um sistema com mais permissões de acesso (leitura, escrita) do que os usuários comuns.

T
TCP/IP (Transmission Control Protoco/Internet Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo Internet) - conjunto de regras da internet, definindo como se processam as comunicações entre os computadores.
Telnet - serviço através do qual podemos nos conectar a um outro computador localizado em local distante do nosso e trabalhar como se ele estivesse à nossa frente. A tela do computador conectado aparece na tela do nosso computador e dessa forma podemos utilizar os recursos disponíveis em tal servidor.
Telemática - comunicação à distância utilizando os recursos informáticos.

U
Unix – sistema operacional criado na década de 70. Utilizado inicialmente em computadores de grande porte,hoje existem versões similares para computadores pessoais, como o Linux e o FreeBSD. Ele ficou conhecido por criar os conceitos de multitarefa e multiusuário.
Upgrade - Atualização, nova versão.
Upload – transmissão de dados de um computador cliente (normalmente o que nós usamos) a um servidor (host). O caminho inverso do download.
URL (Uniform Resource Locator - Localizador Uniforme de Recursos)- é o sistema de endereçamento utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a internet.
Utilitário - programas especiais utilizados na manuntenção de componentes como disco rígido e na recuperação de arquivos em caso de perda. Exemplo: Scan Disk, Drive Space, Backup.

V
Versão - modelo, variação que sofre um programa em decorrência das atualizações sofridas.
Videoconferência - é um sistema que possibilita duas ou mais pessoas se comunicarem através de câmeras de vídeos especiais (webcam) conectadas a computadores.
Vírus - é um programa que normalmente se dissemina através de contato com um sistema contaminado (disquete ou computador). Ele infecta outros programas e/ou o sistema operacional (que gerencia o funcionamento do computador). Dessa forma prejudica o desempenho do computador e muitas vezes chega a causar danos irreparáveis, tais como a destruição de todo o conteúdo de um disco rígido.
VRML (Virtual Reality Modeling Language - Linguagem de Modelagem de Realidade Virtual)- linguagem de programação que permite a criação de ambientes tridimensionais através dos quais podemos nos deslocar usando um navegador (browser).

W
WAV - formato padrão de arquivos de sons no Windows.
Web (WWW - World Wide Web -Teia de Alcance Mundial) - constitui uma grande teia de informação multimídia em hipertexto.
Webmaster – administrador de um site na internet.
Winchester - é o disco rígido que fica instalado dentro do gabinete do computador e onde são armazenados os softwares e demais arquivos de dados (imagens, textos, áudio, vídeo, etc.)
Windows - sistema operacional constituído de um ambiente gráfico que permite que vários aplicativos sejam abertos simultaneamente ocupando um espaço próprio na tela denominado janela. Pode-se organizar as janelas de modo que todas fiquem visíveis ao mesmo tempo, ou sejam sobrepostas de modo que se torne visível uma de cada vez. A versão mais atualizada no momento é a denominada Windows 2000, coexistindo porém com as versões mais antigas como Windows 98, Windows 95 e Windows 3.1. Existe também uma versão para redes denominada Windows NT.
Winzip – programa de compressão e descompressão de dados (arquivos e programas) para o Windows.
Word - programa de edição de textos com funcionamento similar a uma máquina de escrever com a diferença que permite ao usuário escolher fontes de letras de diversos tamanhos e cores, assim como inserir gráficos (tabelas, desenhos, fotos, imagens em geral) de diversos tamanhos elaborados no próprio Word ou em outros programas que trabalham com imagens em geral.

Z
Zip Drive - tipo de disco magnético que armazena grande capacidade de informação (em torno de 100 megabytes)
Share:

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O QUE OFERECEMOS

O QUE OFERECEMOS
Giacco Info 2006. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

LISTA DE DEFINIÇÕES

SUPORTE

CONTATO: giacco.info@gmail.com CELULAR: 11 97567-2391