Saiba quais são as regras e quais as principais dicas para fazer dar certo o home office...
Muita gente decidi abrir o próprio negócio em casa. A possibilidade de trabalhar no estilo home office parece boa, mas é preciso alguns cuidados. O primeiro deles é com relação a legislação.
O empreendedor que pensa em virar patrão nessas condições deve se perguntar se no endereço em que mora é permitido funcionar um negócio. Quem determina a legalização do local de abertura da empresa é a Prefeitura Municipal, de acordo com a lei de zoneamento.
As zonas Z-01 permitem apenas residências. A Z-02 é uma zona mista, onde pode haver residências e comércio. E há, ainda, a Z-03, estritamente comercial. A classificação da região pode ser conferida através do documento do IPTU (Imposto de Propriedade Territorial Urbano).
em algumas cidades o processo de abertura de empresas em casa já é mais fácil “Muitas prefeituras aprovaram a Lei Geral Municipal, que facilita a conquista de alvará de funcionamento em residência para o EI, principalmente àqueles que são prestadores de serviços e que não desempenham funções na residência, como por exemplo: pintores, pedreiros ou fotógrafos de eventos.
Outras questões devem ser levadas em consideração na hora de iniciar um negócio em casa. Se por um lado permite a economia de tempo e dinheiro, por outro é preciso comprometimento e disciplina para não comprometer a produtividade.
Privacidade é essencial para o sucesso do trabalho em casa. É indicado isolar uma área para montar o escritório. Quem resolve exercer uma atividade que envolva habilidades manuais deve achar um lugar na residência que não interfira no dia a dia da família.
Também é importante ter uma rotina e respeitar o ambiente de trabalho. O empresário não pode esquecer que o horário comercial é aquele em que deve se conectar aos clientes. Também não pode misturar as atividades da família nesse horário. Deve usar roupa de quem está trabalhando, e não bermuda, sandália ou, pior ainda, pijama.
Recomenda-se que o empreendedor fique atento à rotina “Tem que ter hora de início e final de expediente, tem que administrar os compromissos de maneira formal. Quem trabalha em casa tem que se planejar, se programar e sempre cumprir o que planejou”.
Cartão de visitas, atendimento telefônico e zero de barulho “caseiro” são fundamentais para o clima mais Office do que Home.
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.