quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOTEBOOK - TELA ESCURA

Notebook acende os leds mas não liga? Tela Escura? Veja algumas dicas….
Tela de notebook não liga, mas o LED e botão liga-desliga estão acendendo estes sintomas são ocasionados por problemas na soldagem do chipset ponte norte (NB).


Este sintoma acontece com mais frequência em notebooks HP mas também ja vimos este defeito em várias outras marcas de notebooks Ex.:  Dell, Toshiba, STI, Positivo, Acer e outras…
Mais antes de chegar a  conclusão que este é o defeito do seu Notebook faça os seguintes testes.:
1- Tire a bateria e tente ligar o notebook direto na energia. Pode ser algum problema na bateria.
2- Se possível troque a memórias ou se tiver duas memórias tente ligar só com uma a fim de testá-las.
3- Tente resetar a Bios. Tire a bateria e a fonte de alimentação e segure o botão do power por 30 segundos. Depois tente ligar o notebook normalmente (não funciona com todos os notebooks).
4- Pode ser um problema no HD (Hard Disk). Pode-se tirar o  HD e tentar ligar o notebook sem ele. Se aparecer a tela com um erro de boot, provavelmente o problema é nele. Tente testá-lo em outro computador.
5- Verifique também a fonte de alimentação. Pode ser que ela não esteja carregando a bateria corretamente.
Algumas das dicas acima precisam de um pouco de conhecimento técnico. Não tente fazer se tiver alguma dúvida.
Se com estas dicas acima o notebook não funcionar, a possibilidade de seu notebook estar com problema no BGA da placa mãe é muito grande.
A HP esta fazendo recall dos equipamentos, se o seu aparelho estiver na garantia procure uma assistência autorizada, porém se você comprou em outro país e não tem como enviar o notebook , ou finalizou a garantia. Nós temos a solução.
Como acontece
Devido a normas européias que proíbem o comércio de produtos eletrônicos que contenham metais pesados como chumbo, mercúrio, entre outros, pois são nocivos ao meio ambiente, a indústria está se adequando e eliminando esses materiais das suas soldas e componentes, utilizando uma tecnologia de solda chamada Lead free ou Pb-free (solda livre de chumbo), para poder vender seus produtos em países com essa exigência.
A solda sem chumbo é uma solda mais rígida, pois não possui as propriedades mecânicas do chumbo (maleabilidade), que é substituído por prata ou cobre e tem seu ponto de fusão maior suportando melhor altas temperaturas, porém é uma tecnologia que está amadurecendo, por isso os problemas…
Causas do Problema
Em função da flexibilidade do aparelho, somado a tecnologia da liga de solda dos componentes, movimentos como o de abrir e fechar a tampa LCD, digitar, usar o notebook no colo, impactos no transporte, rompem a solda da trilha ou do chip BGA causando mau contato, pois a solda é rígida e não suporta elasticidade, iniciando imediatamente superaquecimento em função deste mau contato – (pois não há secção nominal suficiente para passagem dos elétrons), perdendo funções diversas, como wireless, teclado, USB, mouse, travamentos, telas azuis e finalmente não ligando mais, podendo até queimar o chip.
Início do Problema
Superaquecimento, falha no wireless e ausência de imagem na tela LCD.
A solução!
É um problema simples de resolver com as ferramentas certas, com 80% de chance de reparo.
Removemos o chip BGA, trocamos as soldas em esferas do BGA por uma liga estanho-chumbo (Sn63/Pb67), e se necessário trocamos o chip BGA por um novo, utilizando estação de solda BGA infra vermelho, que garante precisão absoluta e qualidade de fábrica nas soldas, revisamos o sistema de resfriamento, resolvendo em definitivo os problemas da placa-mãe e do notebook.
Sintomas mais comuns:
·         O notebook não detecta redes sem fio e o adaptador wireless não é detectado no Gerenciador de Dispositivos.
·         Não há vídeo na tela LCD do computador ou monitor externo.
·         O notebook não tem energia e não há LEDs ativos.
·         Falha nas portas USB’s e no funcionamento da webcam.
·         O notebook não se inicializa.
·         O indicador de carga da bateria não se acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC está conectado.
·         O notebook emite um único bipe, durante a inicialização, indicando que não há alimentação.
·         O monitor externo funciona, mas não há imagem na tela LCD do notebook.
·         O notebook emite dois ou três bips, e não emite imagem na tela LCD do notebook.
·         O notebook emite quatro bips, pisca os leds e não emite imagem na tela LCD do notebook
·         O notebook pisca os leds, e não emite imagem na tela LCD do notebook
·         O notebook liga somente um vez aparecendo imagem na tela LCD, mas após desligado não volta a dar imagem quando acionado o botão de power on.
·         A imagem fica quadriculada ou distorcida quando o notebook é ligado ou durante o processamento de Dvds ou vídeos.
Share:

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O QUE OFERECEMOS

O QUE OFERECEMOS
Giacco Info 2006. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

LISTA DE DEFINIÇÕES

SUPORTE

CONTATO: giacco.info@gmail.com CELULAR: 11 97567-2391